Este Projeto precisa de Patrocinador!

Descrição do Projeto COBRAS BRASILEIRAS

Coordenador Projeto Fernando Bergamaschi — projeto@cobrasbrasileiras.com

Para download versão em PDF desta página clique: Boxnet ou SlideShare Issuu

TOC - Tabela de conteúdo:

logo Projeto COBRAS BRASILEIRAS

Top

O porque do Projeto:

 

Tudo isto foi o que nos motivou a criar o Projeto COBRAS BRASILEIRAS

 

O que é o Projeto COBRAS BRASILEIRAS

Bothrops alternatusO Projeto COBRAS BRASILEIRAS, constituirá de um banco de dados fotográfico e de informações, que será utilizado na identificação rápida e eficiente de cobras e serpentes, bem como fornecerá subsídios para as medidas iniciais quanto ao diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos da fauna brasileira.
Será utilizado também como uma importante fonte de referência de locais de apoio. Abrangerá as áreas de saúde pública: médica, veterinária, biológica, ecológica e educacional. Será portanto de grande alcance e benefício social.

Em Português, Espanhol e Inglês (www.cobrasbrasileiras.com), além de uma completa fonte de pesquisa, é utilizado como referência de locais de apoio e serviços de utilidade pública para os seus usuários: médicos, técnicos da saúde, acadêmicos, biólogos, e a população em geral.

O Projeto COBRAS BRASILEIRAS, iniciado em março de 2008, se constitui num grande Portal na internet, livro impresso e eBook "Manual de Campo", livro infantil impresso e eBook, DVD's e uma exposição fotográfica itinerante para promover a conscientização pública.

A tecnologia da internet, como veículo oficial do Projeto, permitirá que as comunidades mais carentes e mais distantes dos centros urbanos também tenham acesso facilitado às informações técnicas e centenas de imagens fotográficas do seu banco de dados..

A identificação do animal peçonhento é vital para a decisão do soro a ser aplicado. A sobrevivência do paciente depende muito das medidas iniciais adotadas. A importância do Projeto COBRAS BRASILEIRAS como fonte com informações para identificação é inestimável.

Bothrops alternatusO Projeto conta com uma equipe de consultores de alto nível, todos profissionais em suas áreas e fazendo parte de Universidades e Instituições prestigiadas mundialmente.

O Projeto COBRAS BRASILEIRAS, através de seu eficiente e moderno design editorial, por sua maneira simples de divulgar informações técnicas complexas, através de consultoria com diversos profissionais do ramo e de extensa pesquisa, será uma fonte de referência para consulta de grande utilidade para a população. Será dinâmico com a adição gradual de novos elementos.

O Projeto vai gerar um bom retorno publicitário e uma imagem social muito positivo para os seus investidores.

Top

O Projeto COBRAS BRASILEIRAS foi criado para 3 tipos de usuário:

  1. A pessoa que sofreu acidente com animal peçonhento e necessita de informações precisas o mais rápido possível. Sua vida depende disto!
  2. O médico ou profissional de saúde, Bombeiro, Polícial. Profissionais que precisam atender casos de urgência em acidentes por animais peçonhentos. Necessitam para suas pesquisas de referências, informações precisas, endereços corretos e confiáveis. Não podem perder tempo.
  3. O estudante, a pessoa interessada, o campista, o ecologista. Qualquer pessoa que se interesse pelo assunto e precise de informações de qualidade sobre estes animais. Fotos com qualidade para poder identificar..

Top

Quem irá se beneficiar com este Projeto

Este Projeto é muito bem recebido na área médica e educacional. Temos cartas de instituições e universidades brasileiras, elogiando a iniciativa e salientando a utilidade e as benfeitorias que o Projeto COBRAS BRASILEIRAS vai proporcionar.

Top

Previsão de Duração

Estimativa de duração, considerando as etapas de pré-produção e pós-produção, até o termino do Portal será de 5 (cinco) meses

 

Top

Abrangência

Em todo o Brasil e países de linga portuguesa, América do Sul e países de lingua espanhola e mundial através de sua verão em inglês.

 

Top

Vídeo de Apresentação

Veja o Vídeo de Apresentação do Projeto

 

Top

Objetivos do Projeto

Inicialmente, em português, espanhol e inglês, o Projeto COBRAS BRASILEIRAS produzirá instrumentos de comunicação para serem utilizados nos programas de saúde pública e educação, com acesso livre à todos: Portal Web, Livros impresso e eBook (Manual de Campo e infantil), DVD’s e uma exposição de fotos.

Através do portal – www.cobrasbrasileiras.com – com fotos feitas para uso em identificação e executadas seguindo uma metodologia de visualisação científica, será possível a rápida identificação de víboras, serpentes, aranhas e outros animais peçonhentos da fauna brasileira, para auxiliar nos procedimentos iniciais do tratamento provocados em acidentes por animais peçonhentos e como referência de locais de apoio, ajuda.

O Projeto COBRAS BRASILEIRAS permitirá que as comunidades mais carentes e mais distantes também tenham acesso às informações técnicas e fotográficas do seu banco de dados.

Os animais são importantes, os soros custam caro e os tratamentos médicos também. A economia de recursos humanos e financeiros, gerada por uma população informada e atenta, pode vir a ser muito grande.

Porém, para a população, estas informações precisam ser de fácil compreensão e rápido acesso. Milhares de livros guardados em bibliotecas não adiantam muito para quem pode ter poucas horas de vida!

Este Projeto, por sua importância ecológica e na saúde publica, transcende a simples identificação.

Top

Os principais objetivos do Projeto são:

 

Top

SAÚDE PÚBLICA

O Problema com animais peçonhentos

O grande dificuldade é a IDENTIFICAÇÃO e a falta de informações técnicas confiáveis e de acesso fácil e rápido.

Os dados citados abaixo por si só justificam a criação do Projeto COBRAS BRASILEIRAS:

O crescimento desordenado dos centros urbanos propicia condições cada vez mais favoráveis à instalação e proliferação desses animais junto a esses centros, colocando em perigo tanto as pessoas quanto aos animais.

 

Top

Problemas área saúde

No Brasil, durante as próximas 24 horas, nada menos que 380 (old 274) pessoas terão sido mordidas por algum animal peçonhentos, e poderão sofrer lesões graves de saúde ou até a perda da vida.

Hoje em dia os acidentes por animais peçonhentos ainda se constituem num sério problema de saúde pública no Brasil, tanto pelo número de casos registrados, quanto pela gravidade apresentada.
Estes acidentes podem conduzir à morte ou a seqüelas capazes de gerar incapacidade temporária e até definitiva para o trabalho.

Acidentes com animais peçonhentos está classificado em terceiro lugar na MÉDIA ANUAL DE AGRAVOS - SINAN — Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Ministério da Saúde (ver estatísticas)

 

Top

Importância da identificação

Bothrops jararacaA identificação do animal é de vital importância para a decisão do soro a ser aplicado. O soro antiofídico é específico para uma gênero de serpente não tendo efeito nas outras.
Identificar o animal causador do acidente é procedimento importante na medida em que:

Apesar da importância do diagnóstico clínico, que orienta a conduta na grande maioria dos acidentes, o animal causador deve, na medida do possível, ser encaminhado para identificação por técnico treinado.

Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos Ministério da Saúde — Programa Nacional de Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos

 

 

 

Top

Banco de dados e Programa de Identificação

Propõe relacionar animais peçonhentos e não peçonhentos da fauna brasileira. O Brasil tem hoje catalogadas 366 espécies de serpentes, destas 56 são peçonhentas.

Um banco de dados com informações técnicas e fotografias elaboradas, seguindo uma metodologia científica, feito especialmente para a identificação, será acessado através de um Programa de Identificação, criado especialmente para o Projeto.

Inicialmente vai relacionar os animais peçonhentos e não peçonhentos (cobras, serpentes, algumas aranhas, lacraias, escorpiões, lagartas) da fauna brasileira, e posteriormente vai acrecentar os animais dos países vizinhos, como as extensões de Floresta Amazônica do Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Com o Programa de Identificação será possível identificar os animais utilizando informações como cor, forma, padrão de desenho, região, comportamento e outros. Também poderá por exemplo; escolher o local para um acampamento e saber quais os animais peçonhentos existentes ali, como também ter referências dos locais de apoio como hospitais credenciados para soroterapia, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, CIT, Defesa Civil etc. existentes na região.

Cada animal terá sua página descritiva (ver exemplo) com informações necessárias para fornecer subsídios na tomada de decisões imediatas e vitais, bem como dados adicionais sobre habitat, hábitos, modos de preservação e cuidados nas residências.

 

Top

ECOLOGIA

Problemas ecológicos

É preciso destacar que Projeto COBRAS BRASILEIRAS trata de animais de importância fundamental para o sistema ecológico. São alguns dos principais reguladores naturais da população de roedores e insetos e que muito contribuem na prevenção de doenças e epidemias.
A divulgação das informações deste projeto de forma acessível e dinâmica auxiliará na sua preservação.

Quando se fala em ecologia e preservação da fauna, é preciso levar em conta que o homem nada mais é do que uma das espécies que habitam este planeta e como tal tanto pode ser o predador como a presa.

Torna-se, portanto, muito importante a divulgação destes conhecimentos para a preservação de saúde publica e da fauna.

 

Top

Preservação destes animais

A preservação destes animais (cobras, serpentes, algumas aranhas, lacraias, escorpiões, lagartas) depende muito da divulgação dos conhecimentos existentes sobre os mesmos, tanto para evitar mortes desnecessárias, quanto para evitar o manejo e soltura destes animais em ambientes errados.

Bothrops jararacaOferece perigo? Deve ser eliminado? Pode ser removido? Como e por quem? Um confronto pode ser evitado? Pode-se conviver com ele? Que medidas adotar para isto?

Por seu valor ecológico, os animais que não oferecem perigo não devem ser eliminados, pois são fonte importante em pesquisas para a nossa sobrevivência, bem como para a elaboração de antídotos e novos medicamentos.

Estes animais são alguns dos principais reguladores naturais da população de roedores e insetos e que muito contribuem na prevenção de doenças e epidemias.

Quem procurar ajuda para apanhar e remover algum ofídeo de sua propriedade, descobrirá que em muitas cidades ainda não existe ajuda oficial “especializada”, só restando uma solução brutal: mata-lo, elimina-lo!
Esta é a realidade ecológica do momento. O medo mata!

Com a atual expansão demográfica as conseqüências disto em poucos anos serão, no mínimo, catastróficas! Para os dois lados. Estes animais são tratados como se fossem descartáveis. O ato - “por via das dúvidas, mata!” - é algo absurdo que pode e deve acabar.

Uma das principais metas do Projeto é procurar, através de seus consultores, disponibilizar soluções viáveis para uma convivência com estes animais.

A solução está na educação. Quem conhece não teme! Só previne.

 

Top

EDUCAÇÃO

Problemas na educação

Crotalus Durissus Terrificus top photoAinda não existe um banco de dados fotográfico e com informações online, com todas as serpentes brasileiras. Isto dificulta a identificação destes animais.
O Projeto COBRAS BRASILEIRAS terá um banco de dados com imagens raras, todas as cobras brasileiras, algumas das aranhas venenosas e escorpiões, todos fotografados sob as mesmas condições, ângulos e iluminação.

Parte das fotos do Projeto será disponibilizada para uso livre, sob condições de direitos autorais Creative Commons. Estarão disponíveis para técnicos, médicos, população e estudantes. Qualquer um que precisa de fotos desses animais para ilustrar um documento, pesquisa, relatório.

Já recebemos diversas cartas de instituições e universidades brasileiras, elogiando e mencionando a utilidade do Projeto para os estudantes e na formação profissional.
Ver também nos links HEHA ; SVISA/GIP/CIT ; IDTNP ; UFRJ

Apesar de ainda só ter um protótipo online, recebemos frequentemente pedidos de pessoas e empresas para identificar animais encontrados em suas residências e/ou empresa.

 

Top

Treinamento - Escolas e Universidades.

A tecnologia da internet, como veículo oficial do Projeto COBRAS BRASILEIRAS, permitirá que as comunidades mais carentes e mais distantes dos centros urbanos também tenham acesso facilitado às informações técnicas e centenas de imagens fotográficas do seu banco de dados.
É muito importante a divulgação destes conhecimentos para a preservação de saúde publica e da fauna. Porém, para a população, estas informações precisam ser de fácil compreensão e rápido acesso.

Objetivos principais para a educação são:

Conhecimento e prevenção são os principais fatores para diminuir os acidentes com animais peçonhentos.

Top

Objetivos do Projeto para o futuro

O tema Acidentes com animais Peçonhentos é universal e será sempre atual enquanto pessoas e estes animais conviverem nos mesmos espaços.

Bothrops jararacussuEstamos criando um projeto que vai iniciar no Brasil mas que tem pretensões de ser mundial. Está sendo planejado para acrescentar outros países e continentes. Toda a parte técnica esta sendo criada prevendo isto.

Estamos utilizando programas e métodos mundialmente adotados na comunicação técnica e científica. Isto vai assegurar a portabilidade deste Projeto a nível mundial.
Os dados e informações serão sempre mantidos atualizados com a adição de novas técnicas e processos.

A equipe de consultores foi selecionada por sua capacidade, para não só garantir uma cobertura ampla e dentro dos mais recentes conceitos científicos, mas também por seu interesse e por poder dar continuidade ao Projeto. Nossa intenção não é criar um projeto estático mas um movimento contínuo e eficiente de técnicos, profissionais e pessoas interessadas no assunto através dos anos vindouros.

Entendemos que as nossas pretensões são grandes mas as necessidades de um projeto desta envergadura também. Este será o primeiro passo de uma longa caminhada.

 

Top

O que existe atualmente na Internet

As informações existentes nos sites são inúmeras porém, de forma dispersa, espalhadas. Ou são de difícil acesso - ex: procurar na página, da página, da página - e ou muito complexas e especializadas, e ou com diagramação complicada e ineficiente.

Fotos de animais na natureza, onde o animal aparece camuflado, são de pouco valor para uso em identificação.

O Projeto COBRAS BRASILEIRAS vai concentrar em seu portal todas as informações visuais, técnicas, médicas e veterinárias necessárias para a identificação do animal e a tomada de decisões vitais.

Principais sites encontrados p/informações sobre animais peçonhentos

 

Top

Mídias utilizadas no Projeto

 

Top

Portal (site)

Portal na Internet para consultas totalmente grátis durante dois anos. Portal já registrado no Registro BR como www.cobrasbrasileiras.com para a versão em português, espanhol e inglês.

Muitas informações vão ser adicionadas e aprimoradas no Portal com o tempo. Os colaboradores poderão sugerir mudanças, acréscimos etc.
Este Portal vai ser atualizado diversas vezes por ano. Vamos procurar manter todos os dados sempre atualizados.

As informações serão apresentadas em dois estágios:

Cada animal peçonhento terá um resumo do tratamento médico utilizado e também com recomendações veterinárias.

 

Top

Terá seções sobre:

 

Top

DVD

Versão multimídia, utilizando os mais modernos recursos audiovisuais, com as informações contidas no Portal, no formato Adobe Acrobat pdf® e Adobe AIR®.
Uso direto no computador sem necessidade de Internet. Todos os dados fotos, desenhos e mapas existentes no Portal. É uma fonte para consulta independente de acesso a Internet.

Top

Livro Impresso

Livro COBRAS BRASILEIRAS - Manual de Campo, tamanho médio (13x20cm), para levar em mochilas, bolsas, maletas etc. Contendo só os animais peçonhentos, (±55) cobras, algumas aranhas, escorpiões, lacraias e lagartas. Endereços de hospitais credenciados no país, polícia ambiental, defesa civil, bombeiros e recomendações médicas de emergência..

O livro COBRAS BRASILEIRAS - Manual de Campo será muito útil como um manual de consulta rápida, em mochilas, bolsas, porta-luvas etc para campistas, montanhistas, agricultores e todos que ficam em contato com a natureza.
Impressão de alta qualidade, encadernação resistente ao uso contínuo.

 

eBOOK

Versão digital do livro impresso para download no Portal — iPad, tablets, smartphones, eReaders, eBook, EPUB, Kindle, Nook, PDF.
Diagramação do layout para uso no formato EPUB.

 

Top

Livro Infantil

Conforme estatísticas, uma grande parte dos acidentes por animais peçonhentos, ocorrem com crianças.
Iremos criar um livro infantil, ilustrado com fotos e desenhos e texto fácil, como um gibi.
Nossa meta será a distribuição deste livro nas escolas. Acreditamos que muitos acidentes com crianças poderão ser evitados.

 

eBOOK do livro infantil

Versão em eBook do livro infantil. Diagramação do layout no formato EPUB.

 

Top

Textos

Os textos contendo as informações necessárias sobre cada animal, serão descritos de maneira pedagógica e de fácil compreensão para o leigo. Vão ser preparados seguindo os métodos de Information Mapping para diminuir a quantidade de texto, facilitar a assimilação e a portabilidade para outros idiomas.

 

Top

Fotografias e vídeos

A falta de fotos realmente boas e informativas sobre animais que matam ou incapacitam tanta gente à tanto tempo, é quase que total.
Estes animais, para serem identificados corretamente, necessitam de imagens de alta qualidade fotográfica e com detalhamento.
As cobras são animais muito bonitos, com movimentos altamente gráficos e padrões surpreendentes.

Fazer fotos o mais informativas possível e também mostrar a beleza do animal. As pessoas devem aprender a ver estes animais como o que são, só animais e não monstros. As fotos devem informar, instruir, inspirar, surpreender e provocar admiração por espécies que são quase desconhecidas e eliminadas como se fossem lixo.

Esta é uma oportunidade rara. Ter acesso a animais e instalações, com o apoio de profissionais e técnicos, em todas as instituições existentes no país. este será um banco de dados fotográfico que pode vir a ser utilizado por estudantes e profissionais durante décadas.

 

Top

Método utilizado nas fotos

TODOS OS ANIMAIS FOTOGRAFADOS VIVOS!

Fotografias feitas especialmente para a identificação, fundo, iluminação e ângulos semelhantes em todas as fotos. A ausência de interferências irá facilitar a identificação e a comparação. Cobras são animais são muito difíceis de identificar.
Muitas pessoas tem tendência psicológica instintiva e evitam sequer olhar para estes animais. Tudo isto dificulta a identificação.
Fotos destes animais em seu habitat onde ficam camuflados, são quase inúteis para uso em identificação.
Nosso objetivo não será a fotografia artística destes animais mas sim, fotos para uso em identificação, que serão executadas seguindo uma metodologia de visualisação científica. O tipo de fotografias que iremos fazer não se encontra nos sites na Internet..

Certos detalhes, como o padrão de desenho (pattern) de cada espécie de cobra, serão também ilustrados com desenhos ou realçados nas fotos.

Na página de cada animal será apresentado mapa com a localização geográfica onde se encontra a espécie.

 

Top

Exposição Fotográfica

A apresentação do Projeto COBRAS BRASILEIRAS será feita através de uma inauguração com a Esposição das 40 melhores fotos destes animais e posteriores exposições itinerantes. Este material ficará a disposição do(s) Patrocinador(es), escolas, museus e interessados.
As fotos serão impressas em papel especial de longa durabilidade, molduras e embalagens.

 

Top

Vídeos

Todo material que possa ajudar na identificação será utilizado. Como a maneira de locomoção das cobras. Vídeos destes animais na natureza e em cativeiro.

O Making-off do projeto será filmado. Instituições, técnicos em campo e toda informação que possa enriquecer o Projeto.

 

Top

Instituições - fotos e vídeos

Será realizado na cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Cuiabá, Fortaleza, Manaus e em reservas biológicas, Parques Nacionais e zoológicos.

 

Top

Distribuição da informação

A preservação ambiental deve ser sempre baseada no conhecimento. E este conhecimento deve estar disponível da maneira fácil, rápida e a qualquer hora.
O Projeto COBRAS BRASILEIRAS vai disponibilizar isto através de diversas mídias:

 

Top

Descrição da ação (Projeto Completo)

  1. Pesquisa da localização e disponibilidade dos animais para fotografar, coleta de dados estatísticos e feitura de diagramas, mapas e desenhos.
  2. Organograma em conjunto com os técnicos e biólogos para marcar as visitas para fotografar os animais em cada região.
  3. Advogado. Elaboração de contratos de trabalho, autorizações de uso e Seguros, com Empresa Seguradora.
  4. Seguro de vida e acidentes para os operadores das serpentes.
  5. Fotografar os animais no Núcleo Regional de Ofiologia de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
  6. Fotografar no CIT - Centro de Informação Toxicológica, Porto Alegre.
  7. Fotografar os animais no Instituto Vital Brasil, Rio de Janeiro.
  8. Fotografar os animais no Instituto Butantan, São Paulo.
  9. Fotografar os animais na Fundação Ezequiel Dias, Belo Horizonte.
  10. Fotografar os animais na Fundação de Medicina Tropical, Manaus.
  11. Fotografar os animais na Universidade Federal do Amazonas, Manaus.
  12. Fotografar os animais na Universidade Federal do Cesrá, Fortaleza.
  13. Fotografar os animais na Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá.
  14. Fotografar os animais em outras localidades.
  15. Seleção do material fotográfico juntamente com os consultores. Escolha de quais serão utilizadas em cada mídia (Portal, livro, eBook, DVD)
  16. Editoração e diagramação das fotos, textos, tabelas, mapas e todo material a ser utilizado.
  17. Elaboração das informações que irão ser utilizadas. Quais e de que maneira serão apresentadas. Cada mídia tem seus recursos próprios. Procuraremos utilizar isto ao máximo mas sem perder a facilidade de uso.
  18. Elaboração do projeto webdesign e pedagógico para o Portal
  19. Elaboração do projeto pedagógico e multimídia para o DVD e eBook.
  20. Elaboração do projeto gráfico e pedagógico para o livro.
  21. Produção e elaboração dos textos.
  22. Tradução de todos os textos para a língua inglesa.
  23. Revisão dos textos e legendas em inglês.
  24. Tradução de todos os textos para a língua espanhola.
  25. Revisão dos textos e legendas em espanhol
  26. Preparo do material promocional e coquetel de lançamento do livro, Portal, DVD e da Exposição Fotográfica itinerante.
  27. Distribuição da obra conforme plano de distribuição.

Top

Recursos materiais necessários

Por se tratar de uma oportunidade rara e quase que única. Ter acesso a animais e instalações, com o apoio de profissionais e técnicos, em todas as instituições existentes no país, iremos utilizar equipamento novo e de última geração para fazer as fotos. Este será um banco de dados fotográfico que pode vir a ser utilizado por décadas.

Top

Plano de Divulgação e Comunicação

Projeto COBRAS BRASILEIRAS será divulgado de diversas maneiras:

Por ser um Portal de utilidade publica para a toda classe da área da saúde, acadêmica, ecológica e população em geral, podemos prever um intenso tráfico de usuários tanto nacional quanto internacional.
Muitas vidas, humanas e de animais, serão salvas graças ao Projeto. Será uma fonte de divulgação muito positiva para o(s) Patrocinador(es), seja qual for sua área de atuação.

Top

Plano de reciprocidade para os patrocinadores:

Procuramos para o Projeto COBRAS BRASILEIRAS mais que um Patrocinador, procuramos um parceiro, que esteja acima de tudo interessado no Projeto e reconheça seu valor social e ambiental.
Este Portal será uma referência sobre animais peçonhentos.

Top

Como e Porque Patrocinar video

Veja Video Patrocínio

 

Top

Equipe Técnica e Consultores do Projeto

O Projeto COBRAS BRASILEIRAS conta com uma equipe de consultores de alto nível, todos profissionais em suas áreas. Foram selecionados por sua capacidade, por seu interesse e também por poder dar continuidade ao Projeto, garantindo uma cobertura geográfica ampla e dentro dos mais recentes conceitos científicos.

Equipe Técnica

Fernando Bergamaschi de SouzaPhotoindustrial ; Designdeimagem ; ApoiCultural ;

Autor e Coordenador do Projeto e Fotografia e Vídeo

Profiles on: Behance ; Facebook (Facebook PAGES Photoindustrial ; Designdeimagem ; ApoiCultural ) ; Google+ (Google+ Pages Photoindustrial ; Designdeimagem ; ApoiCultural ) ; LinkedIn (LinkedIn PAGES Photoindustrial ; Designdeimagem ; ApoiCultural ) ; Naymz ; Plaxo ; Xing •••••
Box.net ; SlideShare ; Flickr ; Issuu ; Picasa ; reddit ; StumbleUpon ; ThingLink ; tumblr ; Vimeo ; youTube ; youTube ; about.me ;

 

Bruno Dalapicola Bergamaschi de Souza — Consultor em Tecnologia de Informática Montagem de Provedores de Web

José Carlos PirralhoDesigner gráfico e Consultoria em Artes gráficas

Lisete Maria DalapicolaConsultoria e coordenação em Pedagogia e Metodologia e Pesquisa técnica

Top

Equipe consultores

Dr. Claudio MachadoConsultoria em Biologia de Serpentes e Produção e manejo das serpentes para as fotos, INSTITUTO VITAL BRASIL, Rio de Janeiro.

Dra.Christine StrüssmannConsultoria em Medicina Veterinária e Produção e manejo das serpentes para as fotos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, Cuiabá, Mato Grosso.

Dra. Diva Maria Borges-NojosaConsultoria e manejo das serpentes para as fotos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, Fortaleza, Ceará.

Dr. Francisco Luís FrancoProdução e manejo das serpentes para as fotos,INSTITUTO BUTANTAN, São Paulo, SP.

Dra. Giselle Agostini CottaConsultoria em Biologia de Serpentes e Produção e manejo das serpentes para as fotos, FUNED - FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Dr. Jean Francisco Venturin SamonekConsultoria em Medicina Veterinária, Animais Selvagens e Produção e manejo das serpentes para as fotos, FUNDAÇÃO DE MEDICINA TROPICAL, Manaus, Amazonas.

Dra. Judith Tiomny FiszonConsultoria em Arquitetura e Saúde Publica, FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSVALDO CRUZ, Rio de Janeiro.

Dra. Maria Ermelinda do Espírito Santo OliveiraConsultoria e manejo das serpentes , fotos na natureza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, Manaus, Amazonas.

Dra. Maria da Graça Boucinha MarquesConsultoria em Medicina Veterinária e Toxicologia, Porto Alegre, CIT - CENTRO DE INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Dra. Moema Leitão de AraujoConsultoria em Biologia de Serpentes e Produção e manejo das serpentes para as fotos, FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA - NÚCLEO DE OFIOLOGIA DE PORTO ALEGRE, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Dra. Rosany BochnerConsultoria em Estatística e Saúde Publica, FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSVALDO CRUZ, Rio de Janeiro.

 

Top

Outras publicações online sobre o Projeto:

Press Releases on Web - .PRLog Free Press ReleasePressReleasePoint

Press Release on SlideShare - PressRelease_snakes_Photos.pdf

Press release on Box.net - PressRelease_snakes_Photos.pdf

 

Como o Portal ainda está em construção, sugerimos que vejam os exemplos de páginas nos links abaixo:

Exemplo de página família de serpentes -http://www.cobrasbrasileiras.com/viperidae.html

Exemplo de página de animal -http://www.cobrasbrasileiras.com/crotalus_durissus_terrificus.html

Exemplo página tratamento médico - http://www.cobrasbrasileiras.com/tratamento-geral-acidentes-serpentes.html

Exemplo página tratamento veterinário -http://www.cobrasbrasileiras.com/tratamento-veterinario-acidentes-serpentes.html

Exemplo página tratamento escorpiões -http://www.cobrasbrasileiras.com/tratamento-acidente-escorpioes.html

 


Projeto Cobras Brasileiras no Box.net

 

Fernando Bergamaschi – Photoindustrial – Designdeimagem

 

 

Top

DESCRIÇÃO DAS ETAPAS DO PROJETO

O Projeto COBRAS BRASILEIRAS será dividido em etapas ou FASES para facilitar o patrocínio - crowdfunding.
Todo o Projeto é importante mas pode ser feito em partes. Alguns itens são comuns.
FASE1 - A parte mais necessária e urgente para a população, área médica e veterinária é a dos animais peçonhentos.
FASE2 - A parte com os animais não peçonhentos é de suma importância para a ecologia e preservação destes animais. É fundamental para o controle de roedores e epidemias.

FASE 1 — Portal SÓ COM os Animais Peçonhentos

Esta é a fase mais importante para a área de saude pública e veterinária.

Todas as serpentes peçonhentas, programa de identificação e banco de dados com serviços públicos. O Brasil tem hoje catalogadas 366 espécies de serpentes, destas 56 são peçonhentas.

FASE 2 — Adicionar os Animais NÃO peçonhentos

Esta fase é muito importante para a preservação destes animais. Aproximadamente 310 cobras.

FASE 3 — DVD Multimídia

Versão multimídia, utilizando os mais modernos recursos audiovisuais, com as informações contidas no Portal, no formato Adobe Acrobat pdf®. Uso direto no computador sem necessidade de Internet.

FASE 4 — LIVRO “Manual de Campo” e eBOOK

Contendo só os animais peçonhentos, (±55) serpentes, algumas aranhas, escorpiões, lacraias e lagartas. Endereços de locais de socorro e recomendações médicas de emergência.

Livro para campistas, montanhistas, agricultores e todos que ficam em contato com a natureza.
Impressão inicialmente SOB DEMANDA, posteriormente offset de alta qualidade.
Dimensões: 13,3cm x 20,9cm (5.25in x 8.25in)

FASE 5 — Livro Infantil e eBook

Livro Infantil impresso e eBook para ser adquirido em livrarias e online

FASE 6 — EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Esposição fotográfica com as 40 melhores fotos selecionadas. Este material ficara a disposição do(s) Patrocinador(es), escolas, museus e outros interessados.
As fotos que irão compor a Exposição Fotográfica, serão impressas em papel especial de longa durabilidade, juntamente com a confecção de molduras e embalagens das mesmas

projeto@cobrasbrasileiras.com


Este Projeto está sendo feito por:

Baner Photoindustrial

 

Baner ApoioCultural

 

Baner Designdeimagem

 

banner_header

PUBLICIDADE

Sua empresa ou produto nesta coluna

BANER

250x125pixels

BANER

250x250pixels

BANER

250x400pixels

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
]