Este Projeto precisa de Patrocinador!

Em Construção

Acidentes serpentes Colubridae-Dipsadidae

Introdução

A maioria dos acidentes por Colubrídeos e Dipsadidae são destituídos de importância por causarem apenas ferimentos superficiais da pele, não havendo inoculação de peçonha.

Os Colubrídeos/Dipsadideos de importância médica pertencem aos gêneros Philodryas (cobra-verde, cobra-cipó) e Clelia (muçurana, cobra-preta), havendo referência de acidente com manifestações locais também por Erythrolamprus aesculapii. A posição posterior das presas inoculadoras desses animais pode explicar a raridade de acidentes com alterações clínicas.

Ações do veneno

Muito pouco se conhece das ações dos venenos dos Colubrídeos. Estudos com animais de experimentação mostraram que o veneno de Philodryas olfersii possui atividades hemorrágica, proteolítica, fibrinogenolítica e fibrinolítica estando ausentes as frações coagulantes.

Quadro clínico

Acidentes por Philodryas olfersii e Clelia clelia plumbea podem ocasionar edema local importante, equimose e dor, semelhantes aos observados nos acidentes botrópicos, porém sem alteração da coagulação

Complicações

Não são observadas complicações nesses casos.

Exames complementares

A determinação do TC pode ser útil no diagnóstico diferencial com os envenenamentos botrópicos e laquéticos, uma vez que este parâmetro não deve se mostrar alterado nos acidentes por colubrídeos.

Tratamento

O tratamento nos casos de acidentes por Philodryas olfersii é sintomático. Tem sido relatada experimentalmente a neutralização da ação hemorrágica do veneno de Philodryas pelo soro antibotrópico. Este fato sugere a presença de antígenos comuns aos venenos dessas serpentes e algumas espécies de Bothrops. Em raros acidentes humanos por esses Colubrídeos, o soro antibotrópico foi empregado sem que se possa até o momento concluir sobre os eventuais benefícios decorrentes da sua utilização.

Organograma tratamento acidentes ofídicos

organograma

 

Ministério da Saúde — Acidentes com Animais Peçonhentos - Medidas de Prevenção

http://www.saude.rj.gov.br/animaispeconhentos/acidentesofidicos

 

banner_header

PUBLICIDADE

Sua empresa ou produto nesta coluna

BANER

250x125pixels

BANER

250x250pixels

BANER

250x400pixels

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

UNDER CONSTRUCTION

PROTÓTIPO

LAY OUT ONLY